Saúde da Mulher, Parabenos e Yoga

Saúde da mulher, Parabenos e  Yoga

Hoje quero falar sobre Śauchan (Purificação), a relação com Parabenos e a saúde feminina.

O yoga nos traz uma maneira de viver na matéria para que possamos nos elevar espiritualmente. Ele é uma ponte entre os mundos, físico e espiritual que sábios nos deixaram de presente.

Mas não adianta nada saber das escrituras antigas e não ter um sentido prático em nossa vida moderna. Por isso sou apaixonada por yoga, pois ele se aplica em tudo em nossa vida.

Nas escrituras sagradas da Índia nós encontramos alguns princípios que norteiam nossa vida para alcançar este estado mais elevado de consciência.

Entre eles está Śauchan, o 1º nyama (conduta social). Śauchan em sânscrito quer dizer purificação. Envolve manter uma limpeza no corpo, mente e ambiente. De maneira geral, viver livre de impurezas, para que possamos alcançar níveis de consciência superiores.

Quando pensamos em purificar o corpo… isto nos remete automaticamente ao ato mais básico de tomar banho. Não é mesmo?! Mas a purificação de Śauchan é mais profunda do que isso, envolve a purificação de dentro para fora, dos níveis mais sutis aos mais densos.

 

Purificar o corpo é também beber água o suficiente (de preferência potável, alcalina e sem excesso de cloro), é comer alimentos orgânicos, evitar alimentos industrializados.

Mas há algo que vem me incomodando, tenho refletido e queria compartilhar. Não adianta fazer yoga todos dia, ser vegetariana e passar no rosto ou lavar o cabelo com um monte de produtos químicos, especialmente os parabenos.

Os parabenos são compostos químicos usados como conservantes, encontrados  em certos alimentos, medicamentos e principalmente em cosméticos.

Segundo o FDA (Food and Drugs Administration), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA, entre os produtos que podem conter parabenos estão maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes,  protetores solar, até mesmo tinta para tatuagens.

Ou seja não adianta ficarmos maquiadas e “lindas” por fora, enquanto nos intoxicamos por dentro.

Aquele velho ditado, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose… apesar dos parabenos terem ação anti- microbiana, imagina todo dia você colocando no seu corpo em pequenas quantidades um pouco de parabeno?! É a mesma coisa que beber um pouquinho de veneno todo dia, não vai te fazer mal?

Não há yoga ou ciclo menstrual que dê conta. Não conheço nenhuma pesquisa sobre cólicas e parabenos, mas com certeza seria um estudo interessante. Afinal nossa menstruação é nosso detox mensal… se estamos muito intoxicadas, não será fácil e confortável jogar todo esse “lixo” para fora.

Algumas pesquisas indicam que os parabenos estão ligados ao câncer. Há algum tempo,  e-mails viralizaram nas redes, onde o uso de desodorantes que continham parabenos poderiam estar correlacionados ao câncer de mama.

Outros estudos apontam que o consumo de produtos que possuem parabeno pode causar alergias cutâneas, envelhecimento precoce da pela, e ainda interferem no sistema endócrino de humanos e animais.

Possuiria uma ação estrogênica, sendo considerado um disruptor endócrino, ou seja, alteram o funcionamento do sistema hormonal, e mesmo em pequenas quantidades podem provocar distúrbios. Porque será que há tantas mulheres com endometriose e ovários policísticos? Ambas disfunções que envolvem o excesso de estrogênio no corpo feminino.

Os impactos sobre a saúde humana do uso de produtos que contêm parabeno é um tema bastante polêmico sem conclusão, mas de qualquer forma acredito que vale a pena ficarmos atentas.

Como mulheres conscientes devemos cuidar da purificação do nosso corpo.

A partir de agora, passe a observar o rótulo dos produtos que você usa… shampoos, desodorantes, esmaltes, hidratantes, cremes para o rosto… veja se eles especificam metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno, que são os tipos mais comuns. Comece a escolher produtos mais naturais, existem diversas receitas na internet com óleos essenciais, manteigas vegetais etc.

Pense nisso, o yoga não é só a prática física de asanas, vai muito além, o Yoga está  em nossas escolhas e condutas diárias, entre elas até Śauchan, a purificação.

Namaste,

Texto autoral:

Julia Laitano – Psicóloga, Yogaterapeuta, Gineterapeuta, Terapeuta Menstrual e Moon Mother.

Criadora do Sistema Chandra Devi Yoga- yoga para as fases da lua e do ciclo menstrual

 

Referências pesquisadas:

https://www.ecycle.com.br/1399-parabeno-parabenos

https://www.yoga.pro.br/openarticle?id=53&VIVENDO-A-%C3%89TICA-DO-YOGA

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *